Brasília acolheu entre os dias 7 e 10 de setembro de 2017 o Encontro Transdisciplinar Holístico Internacional e-thi, que contou com 316 participantes, dentre eles referências nacionais e internacionais, membros das 15 (quinze) unidades da UNIPAZ, terapeutas do CIT –  Colégio Internacional de Terapeutas, autoridades, professores, comunidade da ARIE Granja do Ipê, parceiros e amigos.

Durante todo o percurso de suas 150 atividades, foi emergindo um tema entre as práticas, palestras, oficinas e os simpósios das manhãs na Tenda do Encontro, que foi fluindo e crescendo até desaguar na manhã de domingo, quando escrevemos coletivamente esta carta.

Água, meu Amor – é o tema que emergiu, seguirá conosco e que aqui apresentamos como um convite à Brasília para que emane Paz a partir do cuidado com nossas águas.

 

Carta Brasília Cidade da Paz

Água é vida, que flui, despertando a compaixão e conectando todas as emoções do Ser para que a Paz se transforme em Ação. Ação para uma nova consciência integrada em comunhão entre o ser humano, a natureza e o Cosmo – para isso é necessário desconstruir o paradigma da separatividade para renascer na unidade.

As diversas experiências compartilhadas durante o e-thi, confirmam que a dedicação a um propósito do bem comum nos leva ao encantamento e à confiança no reencontro com a Fonte da Vida. Reconhecemos que a consciência sobre as águas deve fundamentar e orientar os vínculos e o envolvimento com esse propósito, tornando mais suave e transcendente o próprio trabalho para realiza-lo.

A abertura ao Ser Água com vontade e efervescência, harmoniza e equilibra o amor ao pertencimento de viver no Planeta Água. A Água revela em nós sentimentos de paz e gratidão. É o amor pela Água que nos provoca saudades do tempo em que fomos seres nascentes, vivendo em completa integração com o Universo, habitando o útero materno. Águas que nos integram à Mãe, aquela da qual viemos biologicamente, e aquela na qual vivemos – símbolo do amor à vida (biofilia), traduzido como Paz, Gentileza, Justiça e Fluidez.

A Água, portanto, nos conecta ao Fecundo Feminino, que em sua inteireza divina, manifesta no Buritizal o milagre da Vida, umidificando e nutrindo o amor pela Terra e os seres que nela habitam.

Assim, na fluidez da vida a Água promove a inter-conexão entre territórios e a integração dos opostos, pacificando e contribuindo com a irradiação da Paz. Suas características de equilíbrio e a flexibilidade são determinantes para o cuidado à vida, fomentando a pacificação em ambientes de guerra, contribuindo na elevação da consciência aqui e agora.

O que testemunhamos hoje, por detrás das nuvens de fumaça do caos, é o surgimento de novos arranjos de relação com a terra e com a comunidade, onde se experimenta a reconciliação através de comprometimento, solidariedade, alegria, trabalho e confiança. São experiências que confirmam que em cada ser humano, na profundidade da sua alma amorosa, existe a pureza do pertencimento e da cintilância a seguir a jornada dos grandes guerreiros e guerreiras para a formação do caminho da Paz, por exemplo, em Ecovilas.  Espaços de vida que acolhem com gratidão, respeito e alegria, a todos os seres que pertencem ao manancial sistêmico com ações coerentes entre pensamento, emoção e atitudes.

Em paralelo à progressiva disseminação de Ecovilas e de outros novos arranjos relacionais onde o cuidado com a Água se destaca, temos países como a Bolívia e a Índia que reconhecem em suas leis a Água como Sujeito de Direito. Novos paradigmas emergidos do chão milenar de tradições que enxergam a Unidade da Teia da Vida e na boa terra desses novos territórios sustentáveis.

A UNIPAZ declara seu compromisso com a proteção das Águas como ação inerente à Cultura de Paz. Cuidado, confiança e compartilhamento igualmente revelam a gratidão pela vida. O sentido da pureza confirma a lucidez do acolhimento e manifesta a gratidão. Gratidão às nascentes dos rios e da vida que geram conexões amorosas, permitindo a amplitude do olhar e a fluidez no viver.

Na simplicidade da vida, da Vida além da vida, flui a Água do Amor, fonte de toda a energia.

Em gratidão ao Amor, nos conectamos com alegria, respeito e sabedoria e convocamos a todos a nos unirmos numa grande onda à serviço do fluxo das Águas Sagradas – Água, meu Amor.

Que a bênção da Mãe e do Pai traga a consciência da conexão.

Unipaz 30 anos! O clamor por uma nova consciência

Unipaz 30 Anos

Encontro Transdisciplinar Holístico Internacional, Brasília 2017

Divaldo Franco

Encontro dos Dirigentes Unipaz

Reserva Unipaz

Palavras de José Fernando Aparecido de Oliveira
(filho de José Aparecido de Oliveira)

É uma alegria muito grande, comemorar 30 anos da Unipaz, que tem prestado um serviço que transcende a nossa própria compreensão. Agradecer todas as homenagens e todo o carinho com o meu saudoso Pai, José Aparecido que, com Pierre Weil, fundaram a Unipaz e lembrar de um texto que o meu pai leu no momento da fundação da Unipaz há 30 anos:
“O pretendido, a Fundação Cidade da Paz é como o nascer do sol, independe da nossa permissão. É a lei natural das resultantes convergentes e será útil no sentido de propiciar essas convergências”

 

Entrevista da Vice-Reitora da UNIPAZ, Lydia Rebouças, sobre o tema Violência nas Escolas. Na entrevista, concedida à Rádio Nacional no dia 24 de outubro de 2017, a psicóloga e educadora Lydia fala do episódio ocorrido em Goiânia e ressalta a importância da contínua Educação para a Paz,  na relação consigo mesmo, com o outro e com a natureza.

Últimas notícias

Depoimento de Aline Medeiros

Olá pessoal! Eu sou Aline Medeiros, faço parte da Unipaz desde 1987, na sua inauguração, quando conheci nosso saudoso mestre o professor Pierre Weil. A Unipaz mudou a minha vida! E, a partir daí, tive a certeza da minha missão e qual era o meu caminho. Este ano...

ler mais

A História que eu Conto

A disseminação dos ensinamentos de Pierre Weil, por meio da metodologia de “A Arte de Viver em Paz”, é bem recebida e incentivada na Comunidade Vila Aliança, no Rio de Janeiro. Em parceria com o Centro Cultural da comunidade “A História que eu Conto”, a Unipaz-RJ ao...

ler mais

Tenda Útero

O evento de comemoração dos 30 anos de criação da Unipaz, entre os dias 7 e 10 de setembro, terá a participação de Janet Aurea Duprat, que há mais de cinco anos desenvolve o projeto Tenda Útero como um instrumento para facilitar a troca de experiências de...

ler mais

Contando os dias para o e-thi

Parceiros na Unipaz! Iniciamos a contagem regressiva para o nosso Encontro Transdisciplinar Holístico Internacional (e-thi), que se realizará entre os dias 7 e 10 de setembro de 2017. O e-thi é o ponto de destaque das comemorações dos 30 anos de criação da Unipaz, que...

ler mais

UNIPAZ 30 ANOS

SMPW Q 8, conjunto 2 A/E
Granja do lPE
Setor de mansões Park Way

FALE CONOSCO

(61) 3380-1828
contato@unipaz30anos.org
Brasília - DF

Translate »